terça-feira, 31 de março de 2009

Quebra-cabeça



A vida é como um quebra-cabeça. Somos uma peça que sozinha não forma nada, afinal sozinhos não somos ninguém.

As primeiras peças que compõem nossa existência são a nossa família. Montando o quebra-cabeça da vida elas ficam ao redor da peça central, nós. E isso não é atoa, estão ali grudadas para garantir que sempre estaremos protegidos caso alguém passe e esbarre, sem querer ou por querer. E a gente lá no centro fica tranqüilo com a certeza de que temos uma barreira de amor, carinho e cuidado.

Com o centro desenhado fica mais fácil, ou não, escolher as próximas peças que irão compor nossa vida. As primeiras peças nos dão base para escolher bem o que vem depois e é então que escolhemos nossos amigos. Confesso que essa fase é complexa, montar o centro é muito fácil, pois Deus sabe o que faz e nos presenteia com formas que se encaixam perfeitamente. Agora quando cabe a gente mesmo escolher encontramos formas que parecem ser o encaixe perfeito e a gente tenta, tenta e tenta encaixar mas depois de algumas tentativas percebemos que aquela peça não faz parte da nossa vida.

Às vezes dá até vontade de desistir, mas aí a gente encontra algumas formas perfeitas que ao colocarmos em nossas vidas se unem ao centro e formam um bonito desenho. Então a gente entende que escolher nossos amigos não é algo tão fácil assim, é sem dúvida quando aprendemos a construir o amor. É isso mesmo, porque a família a gente já ama desde o dia em que a gente sai da barriga da mãe, ou pelo menos deveria amar, mas isso é assunto para outros textos.

O segredo para montar um bom quebra-cabeça é justamente ter paciência para construí-lo escolhendo com o coração cada pecinha que irá harmonizar sua vida.

Mas o maior dos problemas é quando precisamos escolher maridos e esposas. Não sei se é porque já estamos cansados de ficar montando pecinha por pecinha; só sei que muita gente insiste com formas que não se encaixam nem com reza braba!! Quem está de fora olha e vê que não está bom, mas quem monta tem preguiça de buscar uma peça que talvez esteja guardada em uma caixa de sapato lá no maleiro empoeirado do guarda roupa e prefere manter aquela mesmo.

Resultado: além de as outras peças de sua vida se incomodarem com a desarmonia que o corpo estranho causa à vida da pessoa, corre-se o risco de se começar a montar um novo quebra-cabeça que não tenha em seu núcleo central Deus, amor, carinho, cuidado e proteção necessários para se construir uma historia de vida bonita. Cuide bem do seu quebra-cabeça e não tenha medo de aceitar ajuda, principalmente da família, para montá-lo!!!


sexta-feira, 27 de março de 2009

Anjos



Crianças são como anjos!!! Estar no meio delas transmite paz, sensação de bem estar e alegria. É como se o resto do mundo já não importasse mais. A gente eleva o coração para um lugar onde o que importa é estar bem.

Quase sempre sento com meus afilhados no chão e vou brincar de tinta, massinha e de faz de conta!!! Quem olha até pensa: “Parece que não teve infância!”. Mas que mau tem em voltar a ser criança? Qual o problema das crianças se elas são puras, sinceras e felizes?

Porque quando nós crescemos nos privamos disso? Todos nós um dia fomos anjinhos, mas crescemos e no que nos transformamos? Adultos, hooooo raça; vou te contar viu!!! Quase sempre mau humorados, complicando a vida, acreditando que o caminho para a felicidade é tortuoso. O que faz você feliz? Aposto que não é pintar o imaginário com aquarela, ou moldar com a massinha tudo o que quiser e nem mesmo fingir que é uma borboleta voadora. É isso que faz das crianças algo fascinante: a simplicidade com que elas conseguem ser felizes!

Eu tento aplicar isso em minha vida todos dias. Tento ser feliz da forma mais simples possível e com o menos possível. E acho que para isso devemos manter um pouco da nossa criança viva. Não se assuste se chegar em minha casa eu estiver dando uma gargalhada escandalosa ou “gritando”, rindo e conversando ao mesmo tempo, isso acontece quase que diariamente. Nem se eu abrir o portão, com um bebê no braço e uma fotocópia minha ao meu lado, com o rosto e o corpo todo sujo de tinta, terra ou suor.

Rousseau disse que “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe” acho que é mais ou menos isso mesmo, mas prefiro dizer que “O homem nasce anjo e a sociedade o transforma em adulto”. Ainda bem que todos os dias nascem anjos para nos lembrar que um dia fomos um também e para mostrar que a nossa vida pode ser diferente basta que lembremos sempre dos sentimentos puros das crianças e que apliquemos isso no nosso dia a dia.

Ainda bem que Deus colocou na minha vida meus afilhadinhos que me renovam e me ensinam a ser mais feliz a cada dia.

Anjinhos da dinda "não sei se o mundo é bom, mas ele está melhor desde que você chegou e explicou o mundo pra mim"¹.


1- Nando Reis - Espatódia

quarta-feira, 25 de março de 2009

“Pregue o evangelho o tempo todo, se necessário, use também palavras”


Nestes últimos dias estive pensando comigo em minhas orações: “Senhor como eu posso levar a Sua palavras até as pessoas?”.

Sexta às 18:00 embarco para Anápolis para rever e sair com amigas. O que parecia apenas uma ida pra a “balada” se tornou um momento muito especial e de resposta para meu questionamento. A Bruna nos levou para o Buteco do Seu José (acho que é isso) e para o Pau Brasil para assistir ao show de uma bandinha local o Pira Row.

Analisando agora confesso que os ambientes eram hostis, com pessoas bebendo e fumando como em qualquer outra balada. Mas sabe que na hora nem percebi isso, estávamos tão envolvidos no nosso grupo de amigos que sentamos no buteco bebemos sucos e pepsi, comemos espetinho com porção de feijão tropeiro, mandioca e vinagrete. Riamos tanto que parecíamos embriagados!! E de certa forma estávamos, embriagados pela alegria e pelo bem que estar entre amigos nos proporcionava. Saímos e seguimos para o Pau Brasil para decidir se iríamos assistir ao show.

“Vamos ou não vamos entrar?” E em meio a essa indecisão dançamos na frente do bar, tiramos fotos e cantamos, enquanto isso do outro lado da rua algumas pessoas que estavam no show nos observavam. Deviam estar pensando “Povo doido!”. Em fim! Entramos e nos divertimos lá dentro.

No outro dia surgiu uma conversa do tipo: “Aquele ambiente não servia para pessoas de Deus!” E a Bruna falou uma frase que me fez refletir e encontrar minha resposta: “Pregue o evangelho o tempo todo, se necessário, use também palavras”. Percebi que a melhor forma da gente levar palavra de Deus e vivendo ela e que eu não preciso preocupar tanto em ter as palavras certas para dizer eu preciso simplesmente agir. E lembrei dos ensinamentos de Paulo aos Coríntios “Graças sejam dadas a Deus, que nos faz participar do seu triunfo em Cristo e que, através de nós, espalha o perfume do seu conhecimento no mundo inteiro.” (2 Co 2.14)

Talvez aquelas pessoas que nos observava do bar tivessem sentido o perfume de Deus e reparado que não precisamos de bebidas alcoólicas, cigarros ou drogas para nos divertir.
Simplesmente nos divertíamos por estarmos entre amigos. Acho que o maior desafio seja esse, levar Deus para quem não O conhece. É muito fácil falar de Deus dentro da igreja, para quem já conhece e aceitou ao Senhor. Se pretendemos espalhar esse perfume para mundo devemos conviver com quem precisa sentir essa fragrância do amor.

Lero - Lero

“Um Blog: Porque te-lo?” era o título de um texto no blog de uma amiga. Então pensei Porque?. E a melhor forma que encontrei para descobrir isso foi ler os outros textos da página. E assim ..... Eureka!! Acho que encontrei a resposta, ou pelo menos a minha resposta.

Em cada palavra, em cada frase, em cada parágrafo em cada texto eu escutava a voz dela, ouvia suas gargalhadas (por sinal muito gostosa), sentia sua alegria, sua tristeza, seu entusiasmo ou até mesmo sua indignação. Ta ae!! A cada leitura eu matava saudades dela, então pensei o quanto o blog nos aproxima das pessoas e mais do que isso nos permite conhece-la ainda mais.

Bem, ela quer virar uma Pop Star do Blog, eu tenho a simples pretensão de me aproximar dos meus amigos, de permitir que as pessoas me conheçam melhor e que eu me conheça melhor. Talvez as coisas que venham daqui por diante seja apenas “Lero-lero” e uma forma de jogar conversa fora com os amigos!!!

Haaaa para quem se interessar em sentir a ânsia e a calma dessa minha amiga citada acompanhe http://ansiecalma.blogspot.com/